Agricultura

Estiagem afeta diferentes culturas na região de Santa Maria

BATCH


Foto: Renan Mattos/arquivo


O plantio de soja foi paralisado na região de Santa Maria, com as lavouras estabelecidas apresentando falhas na linha de plantas e sendo necessário o replantio em algumas delas. As informações foram divulgadas no mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater. A falta de chuvas também faz com que perdas sigam sendo acumuladas nos cultivos de milho.
De acordo com os dados divulgados, essa planta também está com o desenvolvimento paralisado, com aumento de murchamento de folhas, do caule, das espigas e dos grãos, com acelerada senescência de folhas. Tudo em função da prolongação do período seco, aliado ao calor intenso durante os dias e à baixa umidade do ar.
A redução do tamanho das espigas, do número e do tamanho dos grãos, na emissão das espigas e inviabilização do pólen e morte das plantas são efeito dos danos provocados pela seca. Nesse contexto, os cultivos com danos irreversíveis são eliminados pelos produtores ou são destinados à confecção de silagem para alimentação animal.
Já nas lavouras destinas à silagem, o milho está sendo colhido e ensilado antes do ponto ideal de corte a fim de aproveitar a massa verde ainda existente. O estado fitossanitário das plantas não apresenta problemas expressivos. A escassez hídrica associada à temperaturas elevadas durante o dia fazem com que, na cultura do feijão de primeira safra, a qualidade do produto começa a ficar comprometida.
Em compensação, esse tempo seco com temperaturas elevadas e alta taxa de luminosidade favorece o cultivo de arroz, que está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Na Quarta Colônia, há um avanço significativo de cultivo pré-germinado, em um ambiente em que a sistematização das lavouras abrange quase a totalidade das áreas de cultivo.


Com informações da Emater

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economia